FERRAMENTAS
DE COMUNICAÇÃO EDUCACIONAL
MULTIMÉDIA
Este Projecto de Logótipo para a UC FCEM teve como principal
preocupação incluir elementos que conduzam aos conteúdos abordados nesta
cadeira, bem como representar uma síntese das ferramentas que permitem a
interactividade e das possibilidades que a Internet apresenta. «A sociedade
global do século XXI a Internet não é uma simples tecnologia de comunicação,
mas o epicentro de muitas áreas da actividade social…» (Coutinho, 2008, p:2)
Foi também determinante para a elaboração do projecto, a
busca de imagens com cor, pois, como referem os especialistas, a cor torna o
‘objecto’ mais atractivo do que o preto e branco. Pelo que é propositada a
miscelânea de cores, embora hajam duas cores ‘dominantes’: o laranja e o azul.
Descrição do logo:
1 O nome da UC em laranja foi inspirada na imagem do globo
com o rato que representa o moodle.
2 A imagem do moodle revela a potencialidade do software que
permite o ensino à distância, método utilizado na nossa universidade; o e-learning e o
b-learning.
3 A imagem www (world Wide web) representa o sistema de alcance
mundial de documentos através da Internet, uma rede capaz de interligar os
computadores de todo o mundo. É o sistema www que nos permite ter acesso a
documentos, a páginas, a blogues, a toda a informação que circula na rede e que
veio revolucionar o acesso à informação e ao conhecimento.
4 A imagem das almofadas com vários símbolos como o do
Facebook, revelam a quantidade de ferramentas disponíveis na Web, que existem para
comunicar, interagir, aprender, socializar.
5 A imagem do ‘chat’, da maçã da Apple e dos símbolos das
naipes de cartas representam outros processos de comunicação e de aprendizagem,
mas também de entretenimento.
a)
No
chat podemos interagir com uma ou mais pessoas;
b)
A
Apple é uma multinacional que projecta e comercializa produtos software e
hardware, sem os quais nenhum dos sistemas de comunicação atrás falados seria
possível. Mas escolhi-a sobretudo por ser uma das empresas mais conhecidas no
mundo pela linha de computadores Macintosh com os quais tive o prazer de
aprender a paginar. É um dos programas mais fáceis e utilizados por muitas
empresas e com enormes potencialidades;
c)
Os
naipes de cartas representam o entretenimento e o desafio intelectual.
Procedimento e opções
do projecto
Elaborei este logótipo através do programa ‘Photoshop’, pelo
mesmo permitir o tratamento de imagens e a inclusão de texto nas mesmas, pois
com outro programa teria de ter algum talento para o desenho, o que de facto
assumo não ter. Deparei-me com algumas dificuldades técnicas, porque este é um
programa para profissionais e com o qual nunca tinha trabalhado, ainda assim,
após ter feito a experiência de editar uma imagem que acabei por não utilizar,
iniciei novo projecto. Primeiro projectei a ideia no papel, queria uma espécie
de puzzle, de imagens que se seguissem umas às outras com um fio condutor, com
muita cor e que resultasse numa imagem apelativa, com alguma graça, e que
simultaneamente conferisse seriedade ao nome da UC.
Pensei o tipo de imagens que queria, com base na justificação
anterior; procurei na Internet, coloquei-as numa pasta e abri o programa. Após
delinear um quadrado, fui inserindo as imagens uma a uma e reduzindo o seu
tamanho àquele que pretendia, colocando-as em puzzle. Optei por deixar para o
fim a introdução do texto ou seja do nome da UC.
Auto-crítica:
Admito que aprecio o todo da imagem do logótipo,
transmite-me um misto de sentimentos positivos, como alegria, mas também de
seriedade, ainda assim, o mérito do mesmo é dos autores das imagens, dos
criativos.
T
T
NOTA IMPORTANTE:
Este texto foi previamente apresentado e publicado no espaço da 'sala de aula' da universidade. Constituíndo uma actividade solicitada como obrigatória em avaliação contínua, pelo corpo docente da referida UC em Novembro de 2011. Tendo o mesmo constituído mais um excelente desafio enquanto aluna do primeiro ano da licenciatura de Educação.
Bibliografia:
Biazuz, M. (2003). “É possível viver o digital na multimídia utilizada com fins educacionais?”. Em Novas Tecnologias na Educação, CINTED-UFRGS, vol. 1, nº 2, setembro. Acedido a 24-8-2011 em http://www.nuted.ufrgs.br/oficinas/criacao/multimidiafinseducacionais.pdf
Coutinho, C. & Junior, J.
(2008). “Comunicação Educacional: do modelo unidireccional para a comunicação
multidirecional na sociedade do conhecimento”. Em M. Martins & M. Pinto
(Orgs.). Comunicação e Cidadania -
Actas do 5º Congresso da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação.
Braga: Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (Universidade do Minho).
Acedido a 24-8-2011 em
http://193.137.91.100/ojs/index.php/5sopcom/article/viewFile/168/164
As imagens: Google
Sem comentários:
Enviar um comentário